Agosto Dourado reforça importância do aleitamento materno

por fat publicado 09/08/2017 16h10, última modificação 09/08/2017 16h10
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses – dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China. O MS defende ainda que o leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia.

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, realiza, durante o mês de agosto, programação com o tema Proteger a Amamentação: Sem conflitos de interesse. A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, 4, com palestra sobre a importância da parceria do Hospital de Urgência e Emergência e Postos de Saúde da Família com ações estratégicas, a fim de proteger a amamentação. A palestra foi voltada para puérperas e acompanhantes do hospital, e profissionais de saúde do hospital, bem como dos postos de saúde de Porto Nacional.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, “o Agosto Dourado é importante para obter maior visibilidade da sociedade para essa causa, intensificar as ações que já realizamos o ano inteiro e mobilizar a sociedade para a causa. É importante lembrar que a mãe amamenta sozinha, mas necessita do apoio de todos para que tudo dê certo. É importante divulgar a promoção à proteção e o apoio para essa causa”, comentou.

Mobilização

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses – dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China. O MS defende ainda que o leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia.

Diante dessa realidade, o Comitê Amigo da Criança e da Mulher do Hospital Materno Infantil Tia Dedé criou uma estratégia de mobilização social em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional (Semus) que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno com a Semana Mundial da Amamentação, de 1° a 7 de agosto, e também o Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

Segunda a diretora-geral Edith Aires, desde início da sua gestão, em 2015, o incentivo ao aleitamento materno tornou-se prioridade, “tendo em vista a implantação do Posto de Coleta de Leite Humano, que vem funcionando com sucesso em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina”, pontuou, lembrando que o Hospital Materno Infantil atende a população de Porto Nacional e dos municípios da região de saúde Amor-perfeito.

Agosto Dourado

O mês de agosto foi instituído como o mês do Aleitamento Materno em decorrência do Projeto de Lei (PLC) nº 24/2017, de autoria da deputada Dulce Miranda. Pelo projeto, ao longo do mês de agosto, deverão ser intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Agosto Dourado é o mês em que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, reforça a importância do ato de amamentar, promovendo palestras nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos do Estado, além de cursos de aleitamento materno no Hospital Maternidade Dona Regina para intensificar as ações de mobilização.

No dia 1º de agosto, também iniciou a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que segue até o dia 7, com o tema Amamentar, ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você.

Programação

A programação vai ocorrer nos dias 11, 18 e 25 de agosto. Nestes dias, as atividades começam às 10 horas, com a palestra sobre a importância do aleitamento materno e cuidados pré e pós-natal, ministrada pela médica Fabiana Martins; e às 10h40, a palestra sobre o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Tia Dedé, com a responsável técnica do PCLH e enfermeira Cheyla Rodrigues e equipe. O público-alvo é formado por puérperas e acompanhantes do hospital e profissionais de saúde. As ações ocorrerão no Auditório Hospital Materno Infantil Tia Dedé.

Ainda dentro da programação, serão realizados jogos de memorização como ação de Educação Permanente em todos os setores da unidade de saúde sobre os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, e ainda a visita guiada de gestantes dos 13 municípios da região de saúde Amor-Perfeito, atividade que seguirá durante todos os meses.

 

Fonte: Portal do Tocantins