Agricultura

por fa publicado 19/05/2016 10h14, última modificação 19/05/2016 10h14
Defesa Agropecuária estabelece janela de plantio para soja sequeiro.

Com o objetivo de controlar a ferrugem asiática na cultura de soja sequeira no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) editou uma nova portaria estabelecendo a inclusão de janela de plantio da oleaginosa de 1º de outubro até o dia 15 de janeiro de cada ano.

De acordo com a Portaria/Adapec nº 164, de 02 de maio de 2016, “a semeadura da cultura da soja, no período de safra, em todo estado do Tocantins, será determinado por janela de plantio, iniciando no dia 1º de outubro e finalizando em 15 de janeiro de cada ano como data limite”. Sobre possível prorrogação de prazo para a semeadura, o documento afirma que só poderá ser concedido mediante autorização por meio de portaria da Agência.

Outra mudança na portaria, a qual os produtores de soja devem ficar atentos, para a próxima safra diz respeito à obrigatoriedade do cadastramento anual e a cada safra, das propriedades e/ou áreas produtoras de soja, que agora passam a ter um limite, sendo até o 5º dia útil após o prazo final da janela de plantio, e deve ser feito no escritório da Adapec do município onde está à área plantada com o preenchimento de formulários ou pelo site da Agência. Antes da portaria, o produtor poderia informar a área livremente até o final da colheita, porém a partir de agora passa a ter uma data limite.

Segundo a Adapec, o produtor que descumprir as normas estará sujeito à multa, a interdição de propriedade, a destruição de plantio e demais sanções administrativas.

Fonte: Portal Tocantins - http://portal.to.gov.br