Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PRODUTOR RURAL TERÁ CADASTRO AMBIENTAL RURAL – CAR DE GRAÇA ATRAVÉS DA PREFEITURA DE FÁTIMA

por fat publicado 29/05/2017 16h55, última modificação 29/05/2017 16h55
Para se cadastrar e receber todas as orientações, o produtor rural precisa procurar a Secretaria de Meio Ambiente, em horário comercial, receber as orientações e a partir daí realizar o cadastro, sem custos.

A partir desta semana os produtores rurais de Fátima vão receber mais um benefício da Prefeitura de Fátima. Trata-se do Cadastro Ambiental Rural (CAR) documento obrigatório para as propriedades rurais, a partir do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria de Meio Ambiente de Fátima firmou parceria com a empresa Consórcio Capim Dourado, consultora junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que irá viabilizar os cadastros. O técnico de campo Cleison de Oliveira Santos esteve em Fátima e firmou a parceria.

O que é o CAR

Com o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), se tornou obrigatório para todas as propriedades e posses rurais do país.

No Tocantins, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implantaram o Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIG-CAR).

A inscrição no CAR é obrigatória e de extrema importância, pois possibilita a regularização ambiental, o acesso a financiamentos em instituições bancárias e coíbe o desmatamento ilegal.

As pequenas propriedades rurais (até 320 ha), ou seja, de 0 a 4 módulos fiscais no Tocantins recebem do Governo do Estado consultoria e assistência técnica gratuita para a inscrição no CAR.

Fonte: Meio Ambiente